HiperHistória
Tecnologia

GPT-5 pode ser lançado nesta semana; confira melhorias

GPT-5 pode ser lançado nesta semana

A OpenAI pode lançar o GPT-5 nesta semana. Este pode ser o modelo mais poderoso até agora, combinando o melhor do que o 3o e o 4o em um sistema unificado. Certamente terá um raciocínio mais aguçado, verdadeiro suporte multimodal e a capacidade de lidar com tarefas complexas por conta própria.

Rumores sobre o GPT-5 estar sendo testado “na prática” só colocaram mais lenha na fogueira. Dizem que a OpenAI pode oficializá-lo no início de agosto, e não será apenas um modelo. Espere um lançamento completo, com versões mini e nano adaptadas para diferentes cargas de trabalho. O GPT-5 deve chegar tanto ao ChatGPT quanto à API, enquanto a variante nano, mais enxuta, parece destinada a permanecer apenas na API.

Mudanças no sistema

A OpenAI pretende finalmente unir os modelos GPT e da série O em um sistema unificado. Até agora, os usuários tinham que alternar entre os modelos: 3o para raciocínio, GPT-4o para matemática ou código. O GPT-5 pode mudar isso completamente.

Sam Altman, CEO da OpenAI, também sugeriu isso, chamando-o de “um sistema que integra grande parte da nossa tecnologia”. A ideia é combinar a força lógica do o3 com a vantagem do GPT-4 em tarefas estruturadas, como codificação e resolução de problemas. E, pelo que os primeiros testadores afirmam, ele já está atingindo um desempenho próximo ao de um doutorado em tarefas de raciocínio complexo.

As melhorias do GPT-5

O GPT-4o nos deu suporte a voz, texto e imagem ao vivo, mas o GPT-5 pode ir além. O processamento de vídeo aparentemente está em pauta, e a alternância entre os diferentes modos de entrada deverá ser ainda mais fluida. Basicamente, a IA parece menos uma ferramenta e mais um copiloto.

Melhoria da memória

Outro grande salto: a janela de contexto. Enquanto o GPT-4 consegue gerenciar 128 mil tokens, o GPT-5 pode ultrapassar 256 mil. Isso significa memória mais profunda, threads mais longas e conversas multissessão mais coerentes. Se for verdade, estamos diante de uma versão que lembra mais e parece menos “redefinida” cada vez que você fala com ela.

Paginação para IA autônoma

Há também rumores sobre o GPT-5, que desbloqueará a próxima fase da autonomia da IA. Agentes capazes de lidar com tarefas digitais do mundo real de ponta a ponta, sem muita intervenção humana. Do uso de APIs à navegação em plataformas ou ferramentas em seu nome, ele está sendo apresentado como um assistente virtual mais inteligente e capaz.

Leia também

Inteligência Artificial revoluciona os sistemas de pesquisa

HiperHistória

Inteligências Artificiais: as principais IAs

HiperHistória

Deepseek impulsiona criação de IAs por brasileiros

HiperHistória

Cassandra: techno-thriller sobre Inteligência Artificial

HiperHistória

O que é DeepSeek? Conheça IA chinesa

HiperHistória

Conheça a história da Inteligência Artificial

HiperHistória

Usamos cookies para melhorar sua experiência, analisar tráfego e personalizar conteúdo. Ao continuar, você concorda. Ok Leia mais