O alho (Allium sativum) é uma planta usada na culinária e na medicina, mais conhecida por seu sabor e aroma característicos. Embora frequentemente usado como tempero, o alho é tecnicamente um vegetal.
Membro da família Allium, é um parente próximo da cebola, da chalota, do alho-poró e da cebolinha. Os benefícios do alho não se limitam a adicionar sabor aos alimentos; ele é um superalimento legítimo que tem sido usado para uma variedade impressionante de aplicações médicas há milhares de anos.
História do alho
Os humanos consomem alho como alimento e remédio há mais de 7.000 anos. A planta é nativa da Ásia Central, mas seu uso e cultivo se espalharam pelo mundo. Os antigos egípcios davam alho aos trabalhadores que construíam as pirâmides para aumentar a resistência e prevenir doenças.
Na Grécia Antiga, os atletas olímpicos mastigavam alho antes de participar dos jogos. Referências ao alho podem ser encontradas na Odisseia de Homero , em textos médicos indianos de 5.000 anos e na Bíblia. O alho era usado como alimento e remédio nas culturas dos antigos romanos, chineses, vikings, fenícios, israelitas e persas.
Atualmente, o alho continua sendo um alimento e condimento popular. É um alimento básico da culinária mediterrânea, indiana, do Oriente Médio, chinesa e do Sudeste Asiático. As potenciais aplicações medicinais do alho estão despertando interesse renovado de pesquisadores.
Perfil nutricional do alho
À primeira vista, as propriedades nutricionais do alho podem parecer confusas. Se você observar as informações nutricionais oficiais do alho, uma porção típica de alho (3 a 9 gramas) não fornece uma quantidade significativa dos nutrientes essenciais normalmente listados. Também não fornece quantidades significativas de fibras, proteínas, ferro, potássio ou vitaminas A, D, E ou da maioria das vitaminas do complexo B.
É uma boa fonte de selênio e contém pequenas quantidades de cálcio, magnésio, fósforo e vitaminas C e B6, mas existem fontes melhores desses nutrientes. Seria preciso comer muito alho cru para obter uma quantidade substancial desses nutrientes e, embora seja delicioso, acho que poucos de nós estamos à altura desse desafio.
Então, o que exatamente há no alho que o torna uma ferramenta de apoio à saúde tão valorizada em tantas culturas diferentes? O alho deve suas propriedades curativas à presença de diversos compostos fitoquímicos sulfurosos. O alho fresco contém um composto sulfóxido chamado aliina . Quando o alho fresco é picado, triturado ou danificado, a aliina é convertida em alicina por uma enzima chamada alinase . A alicina é responsável por grande parte do aroma pungente do alho. Sua função real é atuar como um mecanismo de defesa, protegendo a planta de pragas.
Uma cabeça de alho cortada ao meio
A alicina é instável e se decompõe em outros compostos sulfurosos, incluindo dissulfeto de dialila, trissulfeto de dialila e tetrassulfeto de dialila. Dentro do corpo humano, o dissulfeto de dialila se decompõe em sulfeto de alila e metila, a principal causa do hálito de alho.
Observação: para uma maneira natural de reduzir o hálito de alho, experimente chupar um gomo de limão ou comer espinafre ou uma maçã. Todos esses alimentos contêm substâncias que mascaram ou dissolvem o odor de alho.
São esses compostos sulfurosos que conferem ao alho suas propriedades curativas. As propriedades de resistência a pragas da alicina ainda funcionam quando o composto está no corpo humano. Isso torna o alho uma defesa surpreendentemente eficaz contra organismos nocivos como bactérias, vírus, protozoários e fungos.
O dissulfeto de dialila também possui propriedades antimicrobianas, além de propriedades anticancerígenas e benéficas para o coração. Os mecanismos exatos por trás dos benefícios do alho para a saúde ainda não são totalmente compreendidos, mas pesquisas estão em andamento. Sabemos que o alho pode ser uma ferramenta poderosa para apoiar um estilo de vida saudável. Aqui estão algumas maneiras pelas quais o alho pode ajudar.
Benefícios do alho para a saúde
- O alho promove a saúde cardiovascular
O alho está entre os melhores alimentos para a saúde do coração . Estudos descobriram que o alho reduz o colesterol e diminui o teor de lipídios no sangue. Estudos experimentais e clínicos sobre os benefícios cardiovasculares do alho descobriram que ele tem um efeito positivo na aterosclerose, hiperlipidemia, hipertensão e trombose. O alho também parece possuir a capacidade de prevenir coágulos sanguíneos. Testes estão em andamento para examinar o mecanismo desse efeito.
- O alho pode ajudar com a hipertensão
Pesquisadores descobriram que a administração oral de alho pode reduzir a pressão arterial em estudos com humanos e animais. Surpreendentemente, houve uma resposta mensurável após apenas uma dose. A administração oral crônica de alho tem um efeito positivo a longo prazo. A alicina parece ter um efeito relaxante nas células musculares lisas da artéria pulmonar, permitindo que a artéria se abra mais completamente. Isso não significa que você pode mudar para uma dieta baseada apenas em bacon e esperar “eliminar” as consequências com alho, mas quando combinado com uma dieta balanceada, o alho pode melhorar substancialmente a pressão arterial.
- O alho é um suporte nutricional contra o câncer
Em todo o mundo, estudos encontraram uma correlação entre uma alta ingestão de alho e um menor risco de câncer. Um maior consumo de alho está associado à redução de cânceres de estômago, cólon, esôfago, pâncreas, próstata e mama. O Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos afirmou que o alho pode ser o alimento mais eficaz para a prevenção do câncer.
- Alho e diabetes
O alho também pode proporcionar benefícios significativos para quem sofre de diabetes. Estudos experimentais demonstraram que o alho reduz os níveis de glicose no sangue e esse efeito hipoglicemiante foi replicado em estudos com animais. O tratamento para humanos é menos estudado, mas parece promissor. Foi relatado que o alho reduz os níveis de colesterol no sangue e a resistência à insulina. No entanto, mais estudos são necessários para compreender completamente o efeito do alho nos níveis de glicose no sangue humano.
- O alho oferece proteção ao fígado
O alho é um dos melhores alimentos para ajudar a limpar o fígado . Pode ajudar a mitigar os efeitos da doença hepática gordurosa e proporciona efeitos hepatoprotetores contra certos agentes tóxicos. Estudos descobriram que o alho pode proteger as células do fígado do paracetamol, gentamicina e nitratos.
- Propriedades antimicrobianas do alho
Durante séculos, a medicina tradicional utilizou o alho por suas propriedades antimicrobianas. Estudos modernos descobriram que as propriedades antibacterianas do alho são eficazes contra salmonela, infecções por estafilococos, clostridium (a causa do botulismo), proteus, micobactérias e H. pylori. O alho já foi sugerido como tratamento para tuberculose resistente a medicamentos.
A ação do alho contra organismos nocivos não se limita às bactérias. Ele é antiprotozoário, antifúngico e até antiviral. Estudos in vitro demonstraram que o alho é eficaz contra gripe, citomegalovírus, rinovírus (a causa do resfriado comum), pneumonia viral, rotavírus, herpes simplex 1 e 2 e até mesmo HIV. Infelizmente, esses resultados só foram confirmados em estudos em tubos de ensaio. Ainda não se sabe como as substâncias ativas do alho reagem aos vírus no organismo humano.
Estudos com pessoas que sofriam de resfriado descobriram que aqueles que consumiram extrato de alho apresentaram sintomas mais leves e menor duração da doença do que os grupos que tomaram placebo, mas o mecanismo exato por trás desse fenômeno ainda não está claro. Mais pesquisas são necessárias para compreender melhor o poder de cura do alho.
- O alho é um poderoso antioxidante
Os radicais livres são moléculas instáveis que danificam o DNA e levam a problemas de saúde. O alho contém antioxidantes potentes que combatem esses radicais livres. Quando a alicina se decompõe, produz um ácido que reage com os radicais livres e os aprisiona. Pesquisadores da Queens University, em Ontário, acreditam que este pode ser o antioxidante alimentar mais poderoso já descoberto.
Maneiras de consumir alho
Existem centenas, senão milhares, de receitas que incluem alho. No entanto, a melhor maneira de absorver os benefícios do alho para a saúde é consumi-lo cru. O alho cru pode ser um pouco forte para alguns, mas existem várias maneiras de suavizar o sabor picante, preservando todos os benefícios para a saúde. Minha favorita é adicionar alho cru a um molho como o molho de limão e alho usado nesta receita de repolho em gomos ou o vinagrete balsâmico desta salada de vagem .
