HiperHistória
Saúde & Bem-estar

Uva, o superalimento

Uva, o superalimento
Foto: Pixabay

A uva é uma fonte natural de mais de 1.600 compostos, incluindo antioxidantes e outros polifenóis, como flavonoides, antocianidinas, catequinas, ácidos fenólicos, resveratrol e outros. Os polifenóis são responsáveis ​​pelos benefícios das uvas para a saúde, por meio de sua atividade antioxidante e influência nos processos celulares. É a uva inteira e a matriz única desses compostos que cria os efeitos biológicos, não um único componente.

Mais de sessenta estudos revisados ​​por pares foram publicados na literatura científica sobre uvas e saúde. O papel das uvas na saúde cardiovascular é bem estabelecido, incluindo a promoção do relaxamento dos vasos sanguíneos e da circulação saudável, bem como a modulação dos níveis de colesterol.

Estudos clínicos também mostram que as uvas promovem a saúde do cérebro (ajudam a manter o metabolismo cerebral saudável e têm impactos benéficos na cognição), a saúde da pele (maior resistência à radiação UV e aos danos ao DNA nas células da pele), a saúde intestinal (modulando o microbioma intestinal e aumentando a diversidade no intestino) e a saúde ocular (impacto na retina por meio do aumento da densidade óptica do pigmento macular).

Estudo analisa os superalimentos

Um artigo recente publicado no periódico científico Journal of Agriculture and Food Chemistry, revisado por pares, analisa mais detalhadamente o termo “superalimentos” e apresenta um argumento convincente de que as uvas frescas merecem um lugar de destaque entre eles.

O autor, Dr. John M. Pezzuto, renomado especialista em resveratrol e pesquisa sobre câncer e reitor da Faculdade de Farmácia e Ciências da Saúde da Western New England University, oferece uma visão geral detalhada, apoiada por uma ampla gama de evidências científicas.

Uva e nutrigenômica

No âmbito da nutrigenômica – o estudo da expressão gênica dos alimentos no corpo – o consumo de uvas demonstrou alterar positivamente a expressão gênica em sistemas corporais relevantes. Pezzuto sugere que são essas atividades no nível genético que provavelmente são a força motriz por trás dos benefícios das uvas para a saúde.

Leia também

Amaranto: conheça os benefícios

HiperHistória

Os benefícios do arroz preto

HiperHistória

Salsicha: a história e os riscos do embutido

HiperHistória

Azeite de oliva extravirgem: os 10 benefícios

HiperHistória

Alimentos ultraprocessados podem dificultar perda de peso

HiperHistória

A doce invenção: o sorvete

HiperHistória

Usamos cookies para melhorar sua experiência, analisar tráfego e personalizar conteúdo. Ao continuar, você concorda. Ok Leia mais