HiperHistória
HistóriaMundo

Pu Yi: o último imperador da China

Pu Yi: o último imperador da China
Pu Yi (Imperador Xuantong) (1906-1967) - Foto: Domínio Público

Imagine nascer imperador… E morrer como jardineiro. Essa foi a trajetória impressionante de Pu Yi, o último imperador da China. Ele subiu ao trono em 1908 com apenas dois anos de idade, durante os últimos dias da Dinastia Qing, a última dinastia imperial chinesa. Pequeno demais para entender o poder que carregava, Pu Yi foi colocado no trono do Dragão sob a sombra de eunucos, tutores e cortesãos.

Mas sua realeza durou pouco. Em 1912, com apenas 6 anos, Pu Yi foi forçado a abdicar após a Revolução Xinhai, que pôs fim a mais de dois mil anos de império na China. Apesar disso, ele pôde continuar vivendo dentro da Cidade Proibida como uma figura simbólica, em um tipo de prisão dourada — um imperador sem império.

Pu Yi é expulso da Cidade Proibida

Aos 18 anos, foi expulso definitivamente da Cidade Proibida e viveu uma juventude instável, marcada por tentativas frustradas de recuperar o trono. O jovem imperador deposto buscava apoio entre nacionalistas, estrangeiros e até militares — qualquer um que pudesse restaurar seu status imperial.

Mas o destino o levou por um caminho ainda mais controverso. Em 1934, com o apoio do Japão imperial, Pu Yi foi instalado como imperador fantoche da Manchúria, em um estado artificial chamado Manchukuo. Embora usasse a coroa novamente, era controlado pelos japoneses e não passava de uma figura decorativa. Sua imagem era usada para legitimar a ocupação estrangeira.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, Pu Yi foi capturado pelos soviéticos e, depois, entregue ao novo regime comunista chinês de Mao Tsé-Tung. Durante anos, passou por um processo de reeducação política. Ao contrário do que muitos esperavam, ele não foi executado. Foi libertado em 1959 como “um cidadão reabilitado”.

Vida simples

A partir daí, viveu uma vida simples: tornou-se jardineiro, depois bibliotecário, e escreveu suas memórias, publicadas como Eu fui imperador da China. Morreu em 1967, durante a Revolução Cultural, já sem qualquer vestígio do trono que um dia ocupou.

A história de Pu Yi é um espelho das transformações radicais da China no século XX: do império à república, da ocupação estrangeira ao comunismo. Um homem que foi símbolo do passado imperial e, ao mesmo tempo, testemunha viva do nascimento da China moderna.

Leia também

Os benefícios do arroz preto

HiperHistória

Dragões: a origem dos mitos e lendas

HiperHistória

Genghis Khan, o fundador do Império Mongol

HiperHistória

Os 5 maiores Imperadores da China

HiperHistória

Ano Novo Lunar 2025: os significados

HiperHistória

O que é DeepSeek? Conheça IA chinesa

HiperHistória

Usamos cookies para melhorar sua experiência, analisar tráfego e personalizar conteúdo. Ao continuar, você concorda. Ok Leia mais