HiperHistóriaNotíciasGlossário do conclave: saiba o que significa cada expressão

Glossário do conclave: saiba o que significa cada expressão

Na Capela Sistina, dentro do Palácio Apostólico do Vaticano, os 133 cardeais com direito a voto (dois se aposentaram por motivos de saúde) e com menos de 80 anos se preparam para escolher o sucessor do Papa Francisco. O conclave começa no dia 7 de maio às 16h30.

Esta palavra, que deriva do latim cum clavis, que significa “a sete chaves”, identifica a reunião de cardeais de todo o mundo – e também a única maneira possível – de eleger um novo papa. Sempre considerado um dos maiores “segredos” da história, o conclave, com seus rituais ancestrais, é cercado por uma aura de mistério que tem incentivado o florescimento de lendas, conspirações e tramas na literatura e no cinema.

Na realidade, o que acontece a portas fechadas da Capela Sistina (um lugar já cheio de significado simbólico) é rigorosamente descrito na Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, promulgada por João Paulo II em 22 de fevereiro de 1996 e alterada em 2013 pelo Papa Bento XVI. Nos últimos séculos, muitos procedimentos foram modernizados, por exemplo, para garantir o isolamento e o sigilo, que foram postos à prova pelas novas tecnologias.

Abaixo, o glossário do conclave.

Aceitação Canônica

Este é o momento em que o cardeal eleito aceita formalmente a eleição e escolhe seu nome como papa. Na prática, o Decano do Colégio Cardinalício (ou outro cardeal sênior se o Decano estiver ausente) aborda o cardeal eleito e pergunta-lhe: “Você aceita sua eleição canônica como Sumo Pontífice?” Se o representante eleito aceitar, a eleição se torna oficial. Imediatamente depois, é perguntado ao escolhido: “Por qual nome você deseja ser chamado?” O nome que ele escolheu se torna seu nome papal.

O eleito também pode renunciar, mas esse é um evento muito raro. O Código de Direito Canônico de 1983 prevê que a renúncia de um papa é válida se for livre e devidamente manifestada, sem necessidade de aceitação por outros. Pode ocorrer, por exemplo, devido a incapacidade física ou mental, pressão política ou eclesiástica, escândalos ou desejo de uma vida contemplativa. Entre os papas que renunciaram estavam Ponciano (235), Silvério (537), Bento IX (1045), Gregório VI (1046), Celestino V (1294) e Gregório XII (1415). O caso mais recente é o de Bento XVI, que em 2013 anunciou sua renúncia devido à idade avançada e à diminuição das forças necessárias ao seu ministério.

Anel do Pescador

Anel de ouro maciço usado por todos os papas, com seu nome gravado em latim. Antigamente era usado para selar documentos. Após a morte ou renúncia do pontífice, a parte frontal do anel é riscada; uma vez foi quebrado para evitar uso indevido. O Papa o recebe durante a missa que marca o início de seu pontificado e o usa no dedo anelar da mão direita. Criada para cada novo pontífice, ela é chamada de medalha do pescador porque, desde o século XIV, em vez da imagem dos evangelistas, ela apresenta no topo a figura de São Pedro lançando as redes de seu barco. No entanto, nem todos os anéis de pesca retratam essa imagem. João Paulo II doou simbolicamente a sua a São José: a joia foi inserida em uma pintura do santo preservada em um mosteiro em Wadowice, na Polônia. Bento XVI escolheu um anel de ouro, enquanto Francisco optou por prata dourada, escolhendo a imagem de São Pedro com as chaves.

Na majestosa Capela Sistina, dentro do Palácio Apostólico do Vaticano, os 133 cardeais com direito a voto (dois se aposentaram por motivos de saúde) e com menos de 80 anos se preparam para escolher o sucessor do Papa Francisco. O Conclave começa no dia 7 de maio às 16h30.

Esta palavra , que deriva do latim cum clavis , que significa “a sete chaves”, identifica a reunião de cardeais de todo o mundo – e também a única maneira possível – de eleger um novo papa. Sempre considerado um dos maiores “segredos” da história, o Conclave, com seus rituais ancestrais, é cercado por uma aura de mistério que tem incentivado o florescimento de lendas, conspirações e tramas na literatura e no cinema.

Na realidade, o que acontece a portas fechadas da Capela Sistina (um lugar já cheio de significado simbólico) é rigorosamente descrito na Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, promulgada por João Paulo II em 22 de fevereiro de 1996 e alterada em 2013 pelo Papa Bento XVI. Nos últimos séculos, muitos procedimentos foram modernizados, por exemplo, para garantir o isolamento e o sigilo, que foram postos à prova pelas novas tecnologias.

Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam

“Anuncio-vos com grande alegria: temos um Papa!” é a fórmula latina com a qual o cardeal protodiácono comunica ao mundo a eleição do novo pontífice.

Bloqueadores

São dispositivos que interrompem as comunicações celulares com o mundo exterior. Elas fazem parte das medidas tomadas pelo Vaticano para proteger os presságios extras. A Capela Sistina se tornará um “bunker digital”, impenetrável a qualquer intrusão, não apenas física, mas especialmente eletrônica. Assim como nos dois últimos Conclaves, celulares e dispositivos portáteis terão que ser entregues pelos cardeais antes de entrar na Capela Sistina, enquanto os locais onde residirão (certamente a Casa Santa Marta e a adjacente Santa Marta Vecchia) serão lacrados e todas as janelas serão escurecidas, impedindo o contato com o mundo exterior, além de uma verdadeira limpeza ambiental para excluir a presença de grampos, dispositivos de transmissão ou instrumentos de interceptação de vários tipos.

Camerlengo

Autoridade máxima temporária do Vaticano durante a sé vacante. Ele deve relatar cada decisão ao Colégio dos Cardeais.

Capela Sistina

Local onde acontece o conclave. Está localizado no Palácio Apostólico do Vaticano e é famoso pelos afrescos de Michelangelo.

Cardeal Protodiácono

É o cardeal encarregado de anunciar publicamente a eleição do papa com a fórmula Annuntio vobis gaudium magnum: habemus papam .

Cardeais eleitores

Cardeais com menos de 80 anos que têm o direito de participar do conclave e votar no novo pontífice. Os cardeais que entrarão na Capela Sistina em 7 de maio são atualmente 133 (em comparação com os 135 esperados). De fato, dois deles não poderão estar no Vaticano por motivos de saúde. O quórum para a eleição do novo Papa cai dos esperados 90 para 89, ou seja, “pelo menos uma maioria de dois terços”.

Colégio Cardinalício (Sagrado Colégio)

Reúne todos os cardeais da Igreja Católica. Ela é dividida em três ordens: bispos, presbíteros e diáconos.

Congregações Gerais

Reuniões a portas fechadas que antecedem o conclave, onde os cardeais discutem o perfil do futuro papa e outros assuntos. Para mais informações: o que são e como funcionam .

Conclave

Reunião dos cardeais eleitores para eleger o papa. O termo deriva do latim cum clavis (“a sete chaves”).

Constituição Apostólica

Regulamento que rege o conclave. A atual é a Universi Dominici gregis , promulgada por João Paulo II em 22 de fevereiro de 1996 e modificada em 2013 pelo Papa Bento XVI.

Extra omnes

Expressão latina (“todos fora”) que o mestre de cerimônias pronuncia para fazer com que todos aqueles que não estão participando do conclave saiam da Capela Sistina.

Fumaça branca, fumaça preta

Sinais de fumaça que indicam o resultado da votação:
– Fumaça preta: ninguém foi eleito. É obtido pela queima de uma mistura de perclorato de potássio, antraceno e enxofre;
– Fumaça branca: Papa eleito. É produzido pela queima de uma combinação de clorato de potássio, lactose e colofônia (uma resina de conífera também usada em arcos de violino).

Quanto aos produtos químicos usados ​​para produzir a fumaça preta e branca durante o conclave, a Constituição Apostólica não fornece detalhes específicos. Os produtos químicos usados ​​para atingir esses efeitos foram atualizados no conclave de 2013 para garantir maior visibilidade e clareza. A fumaça branca é seguida pelo toque dos sinos e pelo anúncio público.

A primeira fumaça deve ser liberada já na noite de 7 de maio. A partir do dia seguinte, deverão ser duas por dia até a eleição do novo pontífice.

Juramento

Os mestres de cerimônias entregam aos eleitores duas ou três cédulas, nas quais eles devem escrever “de forma clara, com uma letra o mais irreconhecível possível”, o nome da pessoa que desejam preferir. Uma vez dobrado ao meio, eles o seguram e o colocam à vista enquanto vão ao altar antes de fazer o juramento: Uma vez dobrado ao meio, eles seguram o cartão com as palavras nele, para cima e para fora enquanto vão ao altar antes de fazer o juramento: “Eu chamo Cristo de Senhor, que me julgará, para testemunhar que meu voto é dado àquele que eu acredito que, de acordo com Deus, deveria ser eleito.” Colocado em um prato, o cartão é deslizado para dentro de um copo.

Nomen

Nome escolhido pelo novo papa, geralmente em homenagem a um antecessor. É acompanhado por um número ordinal (por exemplo, João Paulo II).

Ordens

Os cardeais são divididos em três ordens: bispos, presbíteros e diáconos.Os cardeais-bispos são os únicos a quem sempre foi requerida a ordenação episcopal. Cardeais-presbíteros ou cardeais-padres pertencem à ordem dos presbíteros, que constituem a mais numerosa dentro do Colégio de Cardeais. Cardeais-Diáconos são prelados que mais de perto auxiliam o Papa nos diferentes Dicastérios da Cúria Romana.

Papa

Bispo de Roma, sucessor de São Pedro, chefe da Igreja Católica. Ele também é chamado de Santo Padre, Vigário de Cristo, Sucessor de Pedro e Primaz da Itália.

Cardeais Papabili

Considerados como tendo maiores chances de serem eleitos Papas, segundo previsões ou rumores internos.

Residência de Santa Marta

no Vaticano, onde os cardeais ficam durante o conclave. O Papa Francisco escolheu viver lá permanentemente.

Fase de votação de escrutínio

Cada cardeal escreve o nome do candidato em uma cédula de votação. As cédulas são queimadas após cada contagem.

Sede vacante

Período entre a morte ou renúncia de um papa e a eleição de seu sucessor. Durante esse período, algumas funções papais são suspensas.

Sala das Lágrimas

Sala adjacente à Capela Sistina, onde o novo papa se retira imediatamente após sua eleição para um momento de reflexão. A Sala das Lágrimas recebeu esse nome em homenagem às lágrimas derramadas em seu interior pelos papas recém-eleitos. Segundo o padre Christopher Whitehead, o nome da sala pode ser explicado “porque o pobre homem está obviamente comovido até as lágrimas ao ser eleito”. Também é conhecida como Sala do Choro.

A sala está localizada na Cidade do Vaticano, à esquerda do altar da Capela Sistina, e contém três tamanhos diferentes de vestes papais (grande, média e pequena), entre os quais o novo pontífice pode escolher como se vestir inicialmente. Ele também contém sete caixas brancas empilhadas, provavelmente contendo diferentes tamanhos de sapatos papais. A sala também abriga casulas, casulas e capas usadas por vários papas ao longo dos anos, incluindo a capa do Papa Pio VI e a estola do Papa Pio VII.

Urbi et Orbi

Bênção solene do novo Papa eleito, dirigida à cidade de Roma (Urbi) e ao mundo inteiro ( Orbi ), da galeria central da Basílica de São Pedro.

Vestes

Os cardeais eleitores usam a túnica vermelha, com o rocchetto, que é a sobrepeliz de renda branca, a mozeta que cobre os ombros e o zucchetto, como toucado. Há três vestes disponíveis para o futuro Papa, uma de cada tamanho.

CONTEÚDO RELACIONADO
Mais

    POSTS RECENTES