HiperHistória
AstronomiaCiênciaNotícias

NASA revela aumento inesperado na atividade solar

NASA revela aumento inesperado na atividade solar
Foto: Unsplash

Um estudo divulgado no início deste mês por cientistas da NASA revelou um aumento surpreendente na atividade solar, desafiando expectativas anteriores de que o sol estava entrando em um período prolongado de inatividade histórica.

“Todos os sinais apontavam para uma fase prolongada de baixa atividade do Sol”, disse o autor principal Jamie Jasinski, físico de plasma espacial do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, no sul da Califórnia. “Então foi uma surpresa ver essa tendência se inverter. O Sol está lentamente despertando.”

O estudo foi publicado no início de setembro no The Astrophysical Journal Letters.

Atividade solar vinha diminuindo

Segundo a NASA, a atividade solar vinha diminuindo constantemente desde a década de 1980 até 2008, “quando a atividade solar foi a mais fraca já registrada”. Então, os cientistas previram que o Sol poderia estar se aproximando de um período de atividade historicamente baixa.

Entretanto, desde 2008, pesquisadores têm observado um aumento gradual no comportamento solar, uma reversão que pode causar “um aumento nos eventos climáticos espaciais, como tempestades solares, erupções e ejeções de massa coronal”.

A NASA alertou que as mudanças no clima espacial podem impactar diretamente as operações das naves espaciais e a segurança dos astronautas. Elas também podem afetar as atividades humanas na Terra, já que o clima espacial pode influenciar as redes elétricas, os sistemas de GPS e as comunicações de rádio.

Ciclo de 11 anos

A atividade solar normalmente segue um ciclo de 11 anos de picos e vales, afirmou a NASA. A Terra está atualmente no Ciclo Solar 25, que começou em 2020. O ciclo anterior foi o mais fraco em mais de um século.

A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA estima que o Ciclo Solar 26 deve começar em algum momento entre janeiro de 2029 e dezembro de 2032.

Leia também

Missão DART: É possível desviar um asteroide?

HiperHistória

James Webb: as mais lindas imagens capturadas

HiperHistória

Psyche: missão da NASA investiga “asteroide dourado”

HiperHistória

Usamos cookies para melhorar sua experiência, analisar tráfego e personalizar conteúdo. Ao continuar, você concorda. Ok Leia mais