O Telescópio Espacial Hubble da NASA observou de perto um objeto que chamou a atenção das manchetes, conhecido como 3I/ATLAS, que recentemente se aproximou da vizinhança cósmica da Terra, vindo de muito longe.
A imagem, que a NASA classifica como “a foto mais nítida já vista” de um objeto que a maioria dos astrônomos concorda ser quase definitivamente um cometa, retrata o visitante interestelar que se originou de fora do nosso sistema solar, vindo de algum outro lugar na Via Láctea.
Nave alienígena
O 3I/ATLAS foi notícia pela primeira vez no início de julho, quando cientistas o confirmaram como o terceiro intruso interestelar já observado em nosso sistema solar. O objeto espacial atraiu ainda mais o fascínio do público no final do mês, quando um astrofísico controverso da Universidade de Harvard começou a afirmar que poderia ser uma nave alienígena.
O que sabemos com certeza sobre o 3I/ATLAS é que ele está à deriva pelo espaço interestelar há bilhões de anos, ganhando velocidade devido ao efeito estilingue gravitacional ao passar por inúmeras estrelas e nebulosas.
Felizmente, o Hubble é apenas o primeiro da frota de telescópios da NASA programados para observar o provável cometa, enquanto os cientistas buscam aprender mais sobre o tamanho e as propriedades físicas do objeto.
3I/ATLAS virou notícia em julho
Um provável cometa conhecido como 3I/ATLAS virou notícia em julho, quando foi confirmado que sua origem era externa ao sistema solar da Terra, o que o torna apenas um dos três objetos interestelares conhecidos já descobertos em nossa vizinhança cósmica.
Além disso, o objeto, que os cientistas estimam ter mais de 19 quilômetros de largura, está se movendo a 210.000 quilômetros por hora em relação ao Sol, em uma trajetória que, em 30 de outubro, o levará a cerca de 210 milhões de quilômetros da Terra, de acordo com a NASA.
