HiperHistória
AstronomiaNotícias

Chuva de meteoros atinge pico nesta madrugada

Chuva de meteoros atinge pico nesta madrugada
Foto: Pixabay

A chuva de meteoros Perseidas, ativa desde 17 de julho, atingirá seu pico de visibilidade na madrugada entre terça (12) e quarta-feira (13). O fenômeno será mais visível para quem está na região norte do país, que deve ser afetado pelo brilho da lua.

As Perseidas acontecem todos os anos, quando a Terra cruza uma nuvem de fragmentos deixada pelo cometa Swift-Tuttle, na constelação de Perseus — que dá o nome ao fenômeno.

Saiba como observar os meteoros?

O fenômeno tem uma maior visibilidade no hemisfério norte do planeta, mas é possível testemunhar os rastros luminosos estando no Brasil, no hemisfério sul. O horário de pico acontece por volta das 1h30 da manhã da madrugada de quarta.

As regiões norte e nordeste, mais próximas geograficamente do norte global, serão os melhores lugares para assistir à chuva de meteoro. No auge, os astrônomos esperam que a “chuva” conte com cerca de 100 meteoros por hora. O número é calculado com o céu totalmente escuro.

Fenômeno prossegue no dia 23/08

Se não conseguir observá-las no seu melhor dia, há outras chances, menos festivas (é verdade), até 23 de agosto. Independentemente da data, para assistir ao fenômeno, é preciso de uma pouco de programação prévia. O olhar deve se dirigir para a constelação de Perseu, em direção ao hemisfério norte. Uma dica: procure uma constelação em forma de “W”.

Trata-se de Cassiopeia, praticamente vizinha de Perseu. Geralmente a constelação começa a ficar mais evidente depois da meia-noite. Se ainda assim tiver dificuldade, existem aplicativos de observação das estrelas, que auxiliam na localização exata de Perseu.

Pesquisa com antecedência para que, se precisar, um deles esteja a mão. Ajuda muito, sempre, procurar um local escuro e com menos poluição para enxergar o céu com tudo que se tem direito.

Leia também

3I/ATLAS atinge ponto mais próximo da Terra

HiperHistória

3I/ATLAS: as teorias da conspiração sobre o cometa

HiperHistória

3I/ATLAS é um cometa, confirmam cientistas

HiperHistória

3I/ATLAS: um novo cometa no sistema solar

HiperHistória

Cometa 3I/ATLAS é mais antigo que o Sistema Solar

HiperHistória

Usamos cookies para melhorar sua experiência, analisar tráfego e personalizar conteúdo. Ao continuar, você concorda. Ok Leia mais