Numa verdadeira celebração ao sagrado ancestral feminino e à joalheria afro-brasileira, a mostra mergulha no mundo das joias de crioula e tem encantado geral. Mostrando a força de Ogum, orixá do ferro, a exposição passou pelo Museu de Arte do Rio e agora segue como itinerância no Muncab. Passado, presente e futuro se conectam entre as memórias, esculturas, espelhos e trilhos de Nádia.
A exposição “Òná Ìrín: Caminho de Ferro”, assinada pela artista visual baiana Nádia Taquary, celebra a luta antirracista e a valorização da cultura afrodiaspórica, destacando a força e a beleza da joalheria afrobrasileira, os caminhos para a resistência e a ancestralidade.
Caminhos de ferro
Em tradução livre do iorubá, o termo “Òná Ìrín” significa “caminho de ferro” e faz referência às rotas de liberdade e resistência que persistiram ao longo da história. Com curadoria assinada por Marcelo Campos, Amanda Bonan e Ayrson Heráclito, a mostra conta com uma média de 16 obras, incluindo esculturas, instalações e videoinstalações que celebram o poder criador das mulheres e a transformação do ferro em símbolo de resistência e empoderamento feminino, integrando arte e espiritualidade em um convite à reflexão.
Visitação ao Muncab
A exposição “Òná Ìrín: Caminho de Ferro” ficará disponível no terceiro pavimento do Muncab até o dia 23 de março de 2025. Quem for ao equipamento cultural terá a oportunidade de explorar além dessa mostra, a exposição “Raízes: Começo, Meio e Começo”, disponível no primeiro pavimento até 9 de março de 2025.
O Muncab está situado na Rua das Vassouras, 25, no Centro Histórico da capital baiana. As visitas estão disponíveis de terça a domingo, das 10h às 17h, com acesso permitido até as 16h30. Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia), com opções de pagamento via cartões de débito e crédito, Pix e boleto bancário. Às quartas-feiras e domingos, a entrada é gratuita.
Têm direito à meia-entrada estudantes, idosos e residentes de Salvador, mediante apresentação de um comprovante de residência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3017-6722 ou no site do Muncab (www.museuafrobrasileiro.com.br).
