O Museu do Ipiranga transformará sua esplanada e arredores em um palco de celebração da cultura, da diversidade e da história brasileira. No dia 7 de setembro de 2025, a instituição completará 130 anos. Para comemorar a data, realizará o evento “Museu em Festa”, considerado o maior do ano.
A programação gratuita ocorrerá no Parque da Independência, das 9h às 18h, e é voltada para todas as idades. Esta edição marca oficialmente o início das comemorações do aniversário de 130 anos do Museu, com o apoio da Shell Brasil como patrocinadora master.
Com atrações que vão de teatro de rua a shows musicais com acessibilidade, oficinas criativas e visitas mediadas às exposições históricas, o evento é um dos principais festivais culturais do Dia da Independência em São Paulo.
Museu do Ipiranga 130 anos
O evento, que acontece desde 2017, destaca em 2025 a importância do Museu como um espaço de memória, inclusão, educação e transformação social.
Além de exaltar a data simbólica de 7 de setembro, o “Museu em Festa” propõe um diálogo com os novos públicos, especialmente por meio da estreia da minissérie documental “Museu do Ipiranga 130 anos: histórias para pensar o presente”, dirigida por Marcelo Machado.
A exibição acontece no Espaço 130 Anos, no Jardim Francês, das 10h às 13h, e reúne nomes como Preta Rara, Marcelo Tas, visitantes e colaboradores do museu. São quatro episódios que exploram a relação do público com o edifício histórico e novas formas de se pensar a história do Brasil.
Programação para toda a família
A abertura do evento será às 9h, no Espaço Esplanada, com apresentação do grupo Sampalhaças, misturando música, palhaçaria e interação com o público. A seguir, a agenda se espalha por todo o Parque da Independência com dezenas de atividades simultâneas:
- Oficinas de arte, aquarela, desenho e bordado
- Vivências educativas e jogos no Terraço Nazaré
- Intervenções literárias com o projeto Pernacoteca
- Observação de aves com especialistas
- Espetáculos de mágica, Vogue e roda de pagode
- Shows musicais com acessibilidade, como “Acesso”, de Amanda Mittz
O Sesc Ipiranga, parceiro institucional, leva uma programação especial com foco em práticas artísticas e tecnológicas. Não será necessário ingresso para participar das atrações externas.
Visitação ao museu e exposições gratuitas
O Museu do Ipiranga estará aberto com entrada gratuita e horário estendido, das 9h às 18h (última entrada às 17h). Três grandes exposições estarão em cartaz:
- Uma História do Brasil: destaque para a obra Independência ou Morte!
- Passados Imaginados: com acervo crítico sobre representações históricas
- Para Entender o Museu: narra a trajetória do edifício e sua arquitetura
Para os visitantes surdos, haverá mediação em Libras às 9h30, 11h30, 13h30 e 15h30. Além disso, haverá mediação bilíngue e espaços acessíveis com audiodescrição, LibrasDance, comunicação alternativa e pontos de conforto e regulação sensorial.
