HiperHistória
DCHB

Unicamp: Licenciatura e Bacharelado em História

Unicamp: Licenciatura e Bacharelado em História
Foto: IFHC/Unicamp

O curso de História da Unicamp forma profissionais para atuar nos diferentes campos da produção e difusão do conhecimento histórico. Um dos pontos fortes do curso é o trabalho com as fontes primárias. O aluno aprende a analisar diversos tipos de documentos e a interpretar e compreender as ações humanas ao longo do tempo a partir destes materiais. Dominando as linhas gerais do processo histórico em suas várias dimensões e conhecendo as principais vertentes teóricas que orientam as análises históricas, tanto o bacharel quanto o licenciado em História estarão capacitados a atuar como pesquisadores e professores em diversas áreas: na carreira docente nos ensinos fundamental, médio e universitário; como pesquisador em entidades públicas e privadas que dispõem de acervo histórico; na produção de materiais didáticos e paradidáticos; como assessor em programas culturais e de preservação do patrimônio histórico, em museus, arquivos etc.

Ministrado em período integral, o curso oferece as modalidades bacharelado e licenciatura. Qualquer que seja a modalidade escolhida, a graduação pode ser concluída em oito semestres.

Currículo do curso de História na Unicamp

O currículo do curso de História na Unicamp é composto por disciplinas obrigatórias que contemplam conteúdos clássicos, como introdução ao estudo da história, história antiga, medieval, moderna e contemporânea, história do Brasil, história da América, teoria da história, entre outras. Um segundo conjunto de disciplinas, agrupadas sob a denominação Tópicos Especiais em História, possui programas flexíveis, que variam a cada semestre. Os tópicos permitem que os professores apresentem temas que vêm desenvolvendo em suas pesquisas ou aprofundem temas sugeridos pelos alunos, estudando aspectos ligados aos debates mais recentes nas diversas áreas de atuação do historiador. Escravidão, literatura, movimentos sociais, cultura, subjetividade, gênero, religiões, história da arte, vida urbana e arquitetura são algumas das áreas abrangidas – todas abordadas a partir de um ponto de vista histórico. 

Completam o curso as disciplinas eletivas, que viabilizam a integração com outras áreas do conhecimento: economia, teoria literária, línguas, ciências sociais, geografia etc. Para quem opta pela licenciatura, o currículo deve ser complementado com as disciplinas de formação pedagógica e didática, além do estágio supervisionado. Assim, o estudante tem uma formação especializada e diversificada, embora o curso possua grande ênfase em história moderna e contemporânea e, especialmente, em história do Brasil.

Licenciatura: desde a mudança curricular implementada a partir de 2002, os cursos colocam em prática um princípio reafirmado desde sua implantação: formar de maneira integrada historiadores e professores de História, superando a dicotomia ensino/pesquisa. Dessa forma, o profissional deverá ser capaz de refletir sobre as exigências da prática do ensino-aprendizagem criadas pelos conteúdos e métodos tradicionais do conhecimento histórico e suas transformações, bem como de produzir conhecimento na área de História, ou seja, pesquisar, dialogar com a bibliografia, sistematizar resultados e produzir textos de caráter científico e didático. A experiência com as mais variadas dimensões tanto da atividade investigativa quanto da atividade docente fundamentam a formação integrada desse profissional. O licenciado poderá atuar como professor de História na Educação Básica (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio), além das atribuições profissionais do bacharel.

Bacharelado: o aluno deve dominar as linhas gerais do processo histórico em suas várias dimensões e conhecer as principais vertentes teóricas que orientam as análises históricas. Deve estar capacitado a realizar de maneira crítica a articulação entre informações e teorias, tanto na atividade de docência quanto na de pesquisa. Poderá atuar como professor universitário, como produtor de material científico, didático e paradidático, como pesquisador em entidades públicas e privadas que dispõem de acervo histórico e como assessor em programas educativos, culturais e de preservação do patrimônio histórico.

SERVIÇO

Endereço eletrônico: https://www.ifch.unicamp.br/graduacao/historia
Telefone de contato: (19) 3521-0121
Instagram: instagram.com/ifch.unicamp
Endereço físico: Rua Cora Coralina, 100 – Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo Campinas – São Paulo – Brasil – CEP: 13083-896

Usamos cookies para melhorar sua experiência, analisar tráfego e personalizar conteúdo. Ao continuar, você concorda. Ok Leia mais