HiperHistória
Natureza

Casuar, a ave mais perigosa do mundo

Casuar, a ave mais perigosa do mundo
Foto: Pixabay

O casuar é tímido e geralmente difícil de avistar, pelo menos em seu habitat natural de floresta tropical. A ave não é excessivamente agressiva e os ataques são raros. Porém, pode causar muitos danos se o animal for provocado ou irritado. Ataques de casuares têm sido ocasionalmente fatais, incluindo um ocorrido em 2019, em uma coleção particular de pássaros em gaiolas na Flórida.

Os casuares são nativos do norte da Austrália, Nova Guiné e ilhas vizinhas. A família Casuariidae inclui três espécies de casuares, todas do gênero Casuarius:

  • Casuarius casuarius: o casuar-do-sul, ou casuar-de-barbela-dupla, com cabeça azul-vivo, duas barbelas vermelhas e penas pretas, é o maior dos casuares. Seu habitat é a floresta tropical de terras baixas e, ocasionalmente, é encontrado em florestas de eucalipto ou pântanos florestados.
  • Casuarius unappendiculatus: o casuar-do-norte, também conhecido como casuar-de-barbela-única, habita os pântanos costeiros e as florestas tropicais de planície do norte da Nova Guiné.
  • Casuarius bennetti: o casuar-anão é menor que as outras duas espécies de casuar, geralmente pesando cerca de 22,5 kg. Seu habitat fica em altitudes mais elevadas e geralmente é encontrado em terrenos montanhosos mais íngremes.

Casuar descende de ancestrais dinossauros

Não é difícil imaginar que os casuares descendem de ancestrais dinossauros. Os maiores casuares podem atingir 1,80 m de altura e pesar até 73 kg. Essas aves gigantes não voam, mas suas pernas extremamente poderosas as impulsionam a grandes velocidades. São nadadores excelentes e podem se mover rapidamente tanto em terra quanto na água. Casuares já foram registrados correndo a até 50 km/h pela floresta tropical.

Suas pernas poderosas também os ajudam a saltar alto, até 2,1 metros de altura. Elas também são usadas para desferir chutes fortes, e eles podem usar suas garras afiadas, semelhantes a adagas, de até 10 centímetros de comprimento, para fatiar e perfurar qualquer animal que represente uma ameaça, incluindo humanos.

Alimentação e reprodução

Os alimentos favoritos do casuar são frutas caídas da floresta tropical, e suas garras são úteis para raspar as frutas do chão da floresta. Mas eles também comem outros alimentos, incluindo insetos, caracóis, fungos e, às vezes, animais mortos. Eles também podem pescar sentando-se em um riacho e espalhando suas penas para formar uma espécie de rede.

As fêmeas de casuar depositam seus ovos em um ninho no chão da floresta. Geralmente, há cerca de três ovos no ninho, e o macho os choca por cerca de 50 dias até que eclodam. Um ovo de casuar pode pesar aproximadamente o mesmo que 10 ovos de galinha comuns.

Os casuares são culturalmente importantes para alguns grupos aborígenes e, às vezes, aparecem em cerimônias tradicionais, danças e narrativas do Tempo do Sonho. Vários desses grupos indígenas estão agora envolvidos na conservação dessas aves, utilizando o conhecimento ecológico tradicional aliado à ciência moderna.

Leia também

Pérolas: como são produzidas?

HiperHistória

Homem escapa da morte ao tocar polvo nas Filipinas

HiperHistória

Como o dodô foi caçado e extinto?

HiperHistória

O camarão-louva-a-deus: o crustáceo mais feroz do mar

HiperHistória

5 animais extintos no século XIX

HiperHistória

Urubu: a ave que mantém a natureza limpa

HiperHistória

Usamos cookies para melhorar sua experiência, analisar tráfego e personalizar conteúdo. Ao continuar, você concorda. Ok Leia mais