HiperHistória
CiênciaNotícias

Neandertais comiam larvas, aponta estudo

Cientistas acreditam que os neandertais colocavam carne para descansar por alguns dias e depois coletava as larvas. Esta era uma maneira muito fácil de obter alimentos nutritivos e de boa qualidade.

No cardápio dos famintos neandertais havia muito mais do que mamíferos selvagens, pombos assados, frutos do mar e plantas. Assinaturas químicas nos ossos antigos apontam para um acompanhamento nutritivo interessante: larvas frescas.

A teoria de pesquisadores dos EUA contradiz o pensamento anterior de que os neandertais eram “hipercarnívoros” que estavam no topo da cadeia alimentar, junto com leões-das-cavernas, tigres dentes-de-sabre e outros animais que consumiam quantidades impressionantes de carne.

Em vez de se banquetearem com intermináveis carne de mamute, eles armazenavam suas presas por meses, acreditam os cientistas, preferindo as partes gordurosas à carne magra, e as larvas que crivavam as carcaças em putrefação.

Neandertais no topo da cadeia alimentar

Acreditava-se que os neandertais estivessem no topo da cadeia alimentar devido aos altos níveis de nitrogênio pesado em seus ossos. O nitrogênio se acumula nos organismos vivos quando eles metabolizam as proteínas dos alimentos.

Uma forma mais leve do elemento, o nitrogênio-14, é excretada mais facilmente do que a forma mais pesada, o nitrogênio-15. Como resultado, o nitrogênio pesado se acumula nos organismos a cada passo na cadeia alimentar, das plantas aos herbívoros e aos carnívoros.

Larvas no cardápio

Cientistas acreditam que os neandertais colocavam carne para descansar por alguns dias e depois coletava as larvas. Esta era uma maneira muito fácil de obter alimentos nutritivos e de boa qualidade.

Embora os níveis de nitrogênio pesado nos ossos dos neandertais os coloquem no topo da cadeia alimentar, eles não seriam capazes de consumir a quantidade de carne necessária para atingir esses níveis, dizem os pesquisadores.

A descoberta, relatada na Science Advances, sugere que, em vez de consumir carne tão vorazmente quanto os leões e outros hipercarnívoros, os neandertais adquiriram altos níveis de nitrogênio pesado comendo larvas, que por sua vez eram enriquecidas com nitrogênio pesado.

Usamos cookies para melhorar sua experiência, analisar tráfego e personalizar conteúdo. Ao continuar, você concorda. Ok Leia mais