HiperHistória
GastronomiaNotícias

Pule: conheça o queijo de jumenta

Pule: conheça o queijo de jumenta
Foto: Pixabay

O leite de jumenta produz o queijo mais caro do mundo, o pule. Produzido a partir do leite de jumentas dos Bálcãs, o produto é reverenciado por apreciadores de queijo em todo o mundo como uma iguaria rara.

Enquanto os amantes de queijo estão dispostos a pagar grandes quantias de dinheiro para saborear o sabor rico e quebradiço deste queijo, outros elogiam seu valor nutricional . Em 2020, o leite de jumenta ganhou fama em meio a alegações de que oferecia um elixir rico em nutrientes para aumentar a imunidade.

De fato, o leite de jumenta é celebrado há muito tempo por suas propriedades medicinais e embelezadoras. Acredita-se que Cleópatra, a rainha do Egito, se banhava no leite para manter a pele macia. Diz a lenda também que o médico grego Hipócrates usava esse leite para tratar diversas doenças e feridas.

Raridade do leite de jumenta

Embora empresas como a Eurolactis tenham usado o leite para produzir uma série de produtos — barras de chocolate, fórmula infantil e uma pasta parecida com Nutella — o queijo de jumenta é um achado raro e há uma boa razão para isso.

Produzido por apenas uma fazenda e seus parceiros na Sérvia, o pule exige mais esforço do que a maioria dos outros queijos, o que só aumentou seu apelo – e seu preço. Com cerca de 25 litros de leite de jumenta necessários para produzir apenas um quilo deste queijo branco e quebradiço, sua produção exige muitas jumentas ao longo de muitos meses. Rico em sabor e com consistência macia, o pule é composto por 60% de leite de jumenta e 40% de leite de cabra.

Seu preço exorbitante reflete o trabalho necessário para produzir o queijo – a ordenha das jumentas ocorre três vezes ao dia, manualmente. Ao longo de um ano, o custo de manutenção da fazenda chega a US$ 100.000.

Produção com leite de cabra

Embora camelos, renas e iaques sejam alguns dos animais mais exóticos cujo leite pode ser usado para produzir queijo, é a receita secreta do venerado pule que o faz se destacar.

Para aqueles que levam a sério o cultivo deste tipo de queijo, Simić nos lembra que: “Só ter leite de jumenta não significa que você tenha tudo o que precisa para fazer este queijo. O Pule é feito de uma maneira muito específica.”

Com a adição de leite de cabra, aditivos e bactérias, a mistura consegue coalhar, o que é uma parte essencial do processo. O queijo é então colocado em formas de 50 gramas e deixado para maturar.

Leia também

Cabrales, o queijo azul milionário

HiperHistória

Usamos cookies para melhorar sua experiência, analisar tráfego e personalizar conteúdo. Ao continuar, você concorda. Ok Leia mais