O velório do Papa Francisco terminou nesta sexta-feira (25), após três dias aberto ao público. Segundo Vaticano, cerca de 250 mil pessoas compareceram e se despediram do pontífice.
Com o fim do velório e a cerimônia de fechamento do caixão do Papa Francisco, o próximo passo é o funeral que acontecerá na manhã deste sábado (26/04).
Assista aqui:
Antes da missa fúnebre, o caixão do papa será retirado da Basílica de São Pedro e levado para a praça pública para o funeral.
A cerimônia está marcada para começar às 10h, no horário local (5h de Brasília), com um coral cantando os ritos introdutórios em latim.
O cardeal italiano Giovanni Battista Re fará a homilia e conduzirá a missa, que deve ser concelebrada por 220 cardeais e 750 bispos e padres perto do altar, além de outros 4 mil padres na praça.
Uma oração na missa incluirá pedidos a Deus para que todas as pessoas e nações “perseverem na busca do caminho da paz”.
Na “Louvor Final e Despedida”, Re encomendará a alma do papa a Deus e pedirá consolo para os 1,4 bilhão de integrantes da Igreja Católica Romana.
Cortejo fúnebre e sepultamento do papa Francisco
O cortejo fúnebre seguirá da Basílica de São Pedro até a outra basílica em ritmo de caminhada. Espera-se que multidões se aglomerem ao longo do percurso, que tem cerca de 5,5 km de extensão.
Um grupo de pessoas pobres estará presente na escadaria que leva à Basílica de Santa Maria Maggiore para prestar suas últimas homenagens a Francisco, refletindo sua devoção ao serviço dos pobres e oprimidos durante seu pontificado.
Francisco será então sepultado, conforme a sua vontade, na Basílica de Santa Maria Maggiore, à qual tinha especial devoção.
O último papa a ser sepultado fora do Vaticano foi Leão XIII, que morreu em 1903.
O sepultamento será uma cerimônia privada, mas as visitas ao túmulo serão permitidas logo a partir do domingo (27). O túmulo terá apenas a inscrição do nome latino “Franciscus”.