O rito de encerramento do féretro do Papa Francisco concluiu- se às 21h (Roma), no Altar da Confissão da Basílica de São Pedro, nesta sexta-feira (25/04). Foi o que anunciou a Sala de Imprensa do Vaticano, que destaca que durante a noite o Capítulo de São Pedro garantirá uma presença de oração e vigília pelo corpo do Pontífice, até os preparativos para a Santa Missa de amanhã de manhã.
O rito de encerramento do caixão, que começou às 20h, foi presidido pelo Cardeal Camerlengo, o Mestre das Celebrações Litúrgicas leu a escritura, que foi colocada no caixão no final da celebração. Além dos indicados na Notificação do Ofício das Celebrações Litúrgicas, também participaram do rito alguns familiares do falecido Papa. A celebração ocorreu segundo as prescrições da Ordo Exsequiarum Romani Pontificis. (Veja a galeria de imagens no final da matéria).
O que estava escrito no Rogito?
O Rogito, uma ata em latim que relata os principais atos da vida de Francisco, foi depositada no caixão do papa. “Deixou a todos um testemunho admirável de humanidade, de vida santa e de paternidade universal. Quis ter a peito, antes de tudo, os mais pobres do mundo. Sempre atento aos últimos e aos rejeitados pela sociedade.”
Na íntegra, o texto diz:
“Foi eleito Papa em 13 de março de 2013 e adotou o nome de Francisco, porque, seguindo o exemplo do santo de Assis, queria ter em mente, antes de tudo, os mais pobres do mundo. Sempre atento aos últimos e aos rejeitados pela sociedade, Francisco, logo após sua eleição, escolheu viver na Domus Sanctae Marthae, porque não podia prescindir do contato com as pessoas, e desde a primeira Quinta-feira Santa quis celebrar a Missa da Ceia do Senhor fora do Vaticano, indo sempre às prisões, aos centros de acolhimento para deficientes ou aos toxicodependentes. Recomendava aos sacerdotes que estivessem sempre prontos a administrar o sacramento da misericórdia, que tivessem a coragem de deixar as sacristias para ir em busca da ovelha perdida e que mantivessem as portas da igreja abertas para acolher aqueles que desejam encontrar o rosto de Deus Pai”.
Funeral do Papa Francisco acontecerá amanhã
Tudo está pronto para o funeral do Papa Francisco, amanhã, sábado, 26 de abril, às 10h, na Basílica de São Pedro. O caixão do Papa será então levado para a Basílica de Santa Maria Maggiore para sepultamento, conforme sua vontade.
Cerca de 100.000 pessoas prestaram homenagem ao corpo de Bergoglio nestas horas e 200.000 são esperadas para o funeral, segundo estimativas do Ministro do Interior, Matteo Piantedosi.







