Ao menos 61 mil fiéis prestaram suas últimas homenagens ao Papa Francisco na Basílica de São Pedro, desde que o caixão com o corpo do Pontífice foi colocado em frente ao Altar da Confissão da principal igreja do Vaticano para três dias de velório aberto ao público.
O volume de fiéis forçou a Santa Sé a alterar a previsão inicial e manter as portas abertas durante toda a madrugada, fechando apenas por algumas horas durante a manhã desta quinta — quando uma nova fila de pessoas começou a se formar.
Assista ao velório ao vivo aqui:
Caixão do Papa será recebido por pobres antes de sepultamento
Um grupo de pessoas pobres vai acolher o caixão do papa Francisco na chegada à Basílica de Santa Maria Maggiore (Santa Maria Maior), onde o finado pontífice será sepultado no próximo sábado, 26. A informação foi revelada pela Sala de Imprensa da Santa Sé e reflete uma das principais bandeiras do pontificado de Jorge Mario Bergoglio: a proximidade aos marginalizados e excluídos na sociedade.
Programação alterada
A programação inicial anunciada pelas autoridades vaticanas determinava que a Basílica de São Pedro seria fechada à meia-noite (19h em Brasília), marcando o fim do primeiro dia de velório, e reabriria na manhã desta quinta. Em razão do número de pessoas enfileirada em frente ao local do funeral — uma espera que durou até oito horas para alguns —, o acesso a fiéis foi liberado até 5h30 (0h30 de Brasília). O templo reabriu às 7h00 (2h de Brasília), quando milhares de pessoas já estavam aglomeradas em seus acessos.
A Santa Sé anunciou que 48.600 pessoas prestaram respeito diante do caixão do primeiro Papa latino-americano no primeiro dia de velório, detalhando que 13 mil entraram na basílica entre meia-noite e o horário de fechamento pela manhã. Uma atualização mencionada pelo Vatican News informou neste segundo dia que o total já passou de 50 mil.