A TV digital aberta no Brasil passará por transformações a partir de 2025. A TV 3.0, o novo padrão ira possibilitar mais interatividade, proporcionará uma experiência integrada de televisão e internet, além de melhorias na imagem e no som, de forma gratuita.
A nova geração da TV digital permitirá a exibição de atrações em resolução 4K (e até 8K) pelas emissoras abertas com tecnologia HDR (High Dynamic Range), que deixa as cores mais vivas e brilhantes.
A tecnologia oferecerá também a possibilidade de explorar o áudio imersivo por meio de padrões como o Dolby Atmos, que aumenta o realismo e a sensação de envolvimento, como já acontece em alguns conteúdos disponíveis nos serviços de streaming.
As vantagens da TV 3.0
- Melhores imagens: o usuário poderá assistir a conteúdos da TV aberta com mais definição, brilho e contraste, em qualidade 4K e até 8K.
- Canais: a tecnologia permite que os canais de TV sejam semelhantes a aplicativos. “Em vez de ficar passando de canal em canal, você terá o aplicativo de cada emissora, algo mais próximo do que já vemos hoje nas Smart TVs”, diz Wilson Diniz, secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações.
- Som imersivo: a nova tecnologia oferece uma experiência sonora envolvente, com qualidade de cinema, de acordo com especialistas.
- Personalização da publicidade: assim como já acontece nas redes sociais, as emissoras poderão segmentar ainda mais os anúncios, entregando opções personalizadas. “Se a pessoa quer trocar de carro, será possível exibir propagandas que falem diretamente com quem está em busca de um novo veículo,” explica Leonora Bardini, diretora de programação da TV Globo.
- Interatividade: o público poderá interagir com conteúdos da TV aberta, como votar em enquetes e até comprar produtos exibidos ao vivo.
A TV 3.0 dependerá de internet?
Não será necessária conexão à internet para usufruir das vantagens da TV 3.0. A qualidade de imagem 4K, 8K e o som imersivo estarão disponíveis, mesmo que o usuário não tenha conexão.
No entanto, conectar a TV à internet permite uma experiência mais completa, ampliando as possibilidades de interatividade e personalização, segundo especialistas.
Por exemplo, será possível comprar a mesma roupa que o ator usa na novela ou o bolo que acabou de aparecer no programa de culinária. Além disso, você poderá votar para eliminar um participante de um reality show — tudo diretamente pela televisão.
Saiba como usufruir da qualidade da TV 3.0
Para aproveitar ao máximo esta novidade, é interessante pensar em trocar a sua TV por um modelo com resolução 4K ou UHD (Ultra-High Definition). O HiperHistória sugere algumas possibilidades para você:
Samsung Smart TV 55″ OLED 4K
- Veja os detalhes das cenas escuras e claras com mais brilho e contraste: HDR OLED Plus com AI
- O mais puro contraste da tecnologia OLED com todo o potencial de cor e brilho Samsung: 8 milhões de pixels autoiluminados
- Experiência de som imersiva com AI: Dolby Atmos®, Som em Movimento Virtual e Sincronia Sonora
- Inteligência Artificial que economiza energia: AI Energy Mode
Hisense Smart TV UHD 4K DLED 58″
Experimente cada cena com uma definição incrível. As TVs Hisense 4K trazem cores mais vivas, contrastes profundos e uma clareza que coloca você no centro da ação. Seja assistindo aos seus programas favoritos, jogando ou mergulhando em um filme, a resolução 4K transforma cada momento em uma experiência cinematográfica.
Smart TV Philips Ambilight 55″ 4K
Conheça a exclusiva TV 4K Ambilight que vai agitar sua casa! Ela oferece qualidade de imagem emocionante, todos os aplicativos que possa desejar e jogos épicos. Além disso, você pode adicionar uma soundbar ou alto-falantes e criar seu home cinema ideal.
Smart TV 55” Philco 4K
Transforme sua sala em um verdadeiro cinema com a Smart TV 55” Philco PTV55G7PR2CSB. Sinta-se envolvido pelo som imersivo do Dolby Áudio, que traz cada detalhe de seus filmes e séries favoritas à vida, criando uma experiência auditiva digna de cinema.
Perspectiva de implementação
O processo de implantação da tecnologia será iniciado em capitais e grandes centros urbanos ainda em 2025. A assinatura do decreto representa um passo histórico para a televisão aberta no Brasil, abrindo caminho para um novo modelo de transmissão, que une a tradição da TV aberta com as possibilidades digitais do futuro.