HiperHistóriaEntretenimentoDia Nacional do Brega: projeto vai à sanção presidencial

Dia Nacional do Brega: projeto vai à sanção presidencial

A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou nesta terça-feira (1º), em decisão terminativa, o projeto de lei que cria o Dia Nacional do Brega (PL 5.616/2023). A proposta, que teve origem na Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável da senadora Augusta Brito (PT-CE). Caso não haja recurso para votação no Plenário do Senado, o texto seguirá para a sanção do presidente da República.

O projeto estabelece que o Dia Nacional do Brega será comemorado anualmente em 14 de fevereiro — data de nascimento do cantor Reginaldo Rossi, conhecido como o Rei do Brega, que faleceu em 2013. 

Ao apoiar a iniciativa, Augusta Brito destacou a relevância desse gênero musical para a formação da identidade nacional brasileira. 

Parlamentares falaram sobre o projeto

O autor do projeto, o deputado federal Pedro Campos (PSB-PE), acompanhou a votação na CE. Ele apontou a importância econômica do brega, que, de acordo com ele, movimenta uma cadeia produtiva fundamental para as periferias urbanas e rurais, principalmente nos estados das regiões Norte e Nordeste.

Pedro Campos disse que o ritmo resistiu e cresceu mesmo diante de preconceitos, ajudando a propagar a identidade da periferia. 

A presidente da comissão, senadora Teresa Leitão (PT-PE), enalteceu o brega como movimento cultural, ressaltou a irreverência do cantor Reginaldo Rossi e reconheceu o significado da data para a preservação da cadeia produtiva que o ritmo movimenta. 

Reginaldo Rossi, o Rei do Brega

Reginaldo Rossi, nascido em Recife, no dia 14 de fevereiro de 1944 foi um cantor e compositor brasileiro, conhecido como o “Rei do Brega”. Antes de se lançar nacionalmente como cantor e compositor, Reginaldo Rossi foi professor de matemática e estudou engenharia.

Embora seja conhecido como o Rei do brega, Reginaldo Rossi iniciou sua carreira cantando Iê-iê-iê. Fazia parte do conjunto The Silver Jets. Seu primeiro sucesso foi O pão, no disco do mesmo nome, em 1964.

Em 1970, com a música Mon amour, meu bem, ma femme, o disco À procura de você fez sucesso, quando ele deixou a fase de roqueiro, para se dedicar à música brega. Em 1987, a música Garçom foi outro sucesso, sendo mencionada como uma das primeiras músicas cantadas por vários cantores que fizeram sucesso depois, a exemplo de Ivete Sangalo.

Em 2010, foi quando Reginaldo Rossi gravou seu último Cd, o “Cabaret do Rossi”. Neste álbum, ele fez questão de recantar suas grandes músicas e enfatizar o estilo brega.
No dia 11 de novembro de 2013, o cantor foi diagnosticado com câncer no pulmão. Ele sobreviveu pouco mais de um mês. No dia 20 de dezembro do mesmo ano, foi anunciada sua morte.

Em quase 50 de carreira, o “Rei do Brega” ganhou 14 discos de ouro, dois de platina, um de diamante e um disco duplo de platina.

Com informações da Agência Senado.

NÃO PERCA UMA MATÉRIA!

Seja o primeiro a saber quando publicamos uma matéria no HiperHistória!

Não fazemos spam! Leia nossa Política de Privacidade para mais informações.

CONTEÚDO RELACIONADO
Mais

    POSTS RECENTES