HiperHistóriaAtualidadesA origem da cidade de Salvador

A origem da cidade de Salvador

A data de aniversário de Salvador tem relação com o dia em que Thomé de Sousa, o primeiro Governador-Geral do Brasil, aportou na Barra, local onde o capitão-donatário Francisco Pereira Coutinho havia erguido um povoado na década de 1530.

Em 29 de março de 1549, Thomé de Sousa aportou na Barra com cerca de mil homens, dentre eles, seis padres jesuítas chefiados pelo padre Manoel da Nóbrega, o mestre de obras Luís Dias, que deveria ter seus auxiliares, soldados, e artesãos dos mais diversos ofícios necessários à tarefa de erguer uma povoação grande e forte.

Salvador foi, então, construída conforme um plano predefinido, que permitia a adequação às particularidades do sítio escolhido e priorizava a localização dos possíveis edifícios notáveis, seja pela sua arquitetura, seja pela sua representatividade religiosa, política ou administrativa, em locais dominantes.

Salvador: a cidade de dois níveis

Por isso, ao longo do século XVI, a cidade apresentou a consolidação do modelo de cidade em dois níveis, bem como a adição de novas áreas por meio da estruturação de sucessivas ruas longitudinais, eixos de expansão vinculados à implantação de edifícios notáveis.

A cidade foi construída sob o comando do mestre Luís Dias, seus auxiliares, homens que vieram nos navios, entre eles pedreiros, carpinteiros, serralheiros, e muitos outros. Contaram com a mão de obra dos nativos, que habitavam as cercanias do sítio escolhido, e lhes ensinaram a arte dos ofícios mecânicos.

Os 476 anos de Salvador
Foto: Pixabay

Os escravizados africanos chegaram por aqui a partir de 1551, ainda em pouca quantidade, pois registram-se três que vieram trabalhar nas ferrarias da cidade. Anônimos, dezenas, centenas, talvez, de homens que moldaram a cidade, característica da construção civil até hoje: ilustres desconhecidos que nos dão abrigo, água, energia elétrica e comunicações, tecendo diariamente os fios que tornam a nossa cidade viva.

Qual foi o sucesso de Salvador?

A cidade prosperou rapidamente ao longo das décadas seguintes, afirmando-se como a capital do Brasil e uma das cidades mais importantes do Novo Mundo. Salvador era o principal centro de missionação católica, tendo sido elevada a sede de bispado logo em 1552.

Tornou-se igualmente o principal centro da indústria do açúcar e do comércio de escravos. A sua prosperidade tornou-a alvo das ambições dos rivais holandeses, que a atacaram e ocuparam, durante cerca de um ano, em 1624.

Excetuando um breve período entre 1572 e 1581, Salvador foi a capital do Brasil durante mais de dois séculos até o marquês de Pombal ordenar, em 1763, que esta passasse para o Rio de Janeiro. Hoje, com uma população de quase 3 milhões de habitantes, é a cidade mais importante do nordeste do Brasil e é considerada a capital da cultura afro-brasileira do país.

NÃO PERCA UMA MATÉRIA!

Seja o primeiro a saber quando publicamos uma matéria no HiperHistória!

Não fazemos spam! Leia nossa Política de Privacidade para mais informações.

CONTEÚDO RELACIONADO
Mais

    POSTS RECENTES