O Papa Francisco apareceu em uma pequena sacada do Policlínico Gemelli para o Angelus dominical, por volta das 12h (horário de Roma). Foi a primeira aparição pública de Francisco desde sua hospitalização em 14 de fevereiro.
Francisco apareceu sentado em uma cadeira de rodas, e pronunciou sua saudação aos fiéis por meio de um microfone. Ele parecia cansado, mas sorriu ao agradecer à multidão e fez um gesto de positivo com o polegar.
“Agradeço a todos, saúdo esta senhora das flores amarelas”. Estas foram as primeiras palavras do Papa ao aparecer na sacada do Gemelli após 38 dias de internação. O Papa então abençoou a multidão de fiéis.
O Papa Francisco fez a sua aparição pública desde a internação no Policlínico Gemelli, em Roma. O pontífice fez acenos e até falou com os fiéis. Após a alta, Francisco seguirá para a Casa Santa Marta, no Vaticano. Leia mais em https://t.co/43d33V6Ycn #PapaFrancisco #Vaticano pic.twitter.com/p2hnJhv1W9
— HiperHistória (@hiperhistoria) March 23, 2025
Papa deixa o Gemelli e retorna ao Vaticano
O Pontífice deixou Gemelli para retornar ao Vaticano após uma longa internação hospitalar para tratamento de pneumonia bilateral e uma infecção respiratória polimicrobiana. Francisco, após 38 dias de internação, retornará a Santa Marta.
Os médicos explicara que Bergoglio não tem mais pneumonia bilateral. Ainda há vestígios de infecção e isso levará mais tempo. “Pelo menos dois meses de internação em Santa Marta.” É por isso que a equipe do Gemelli falou de “alta protegida”.
Durante os 37 dias de internação, a equipe médica explicou que Bergoglio “nunca precisou ser intubado e permaneceu sempre consciente”, embora tenha enfrentado “dois episódios em que sua vida esteve em risco”.