HiperHistóriaCiênciaGatos: 10 incríveis fatos científicos

Gatos: 10 incríveis fatos científicos

Os gatos fascinam os humanos há milhares de anos. Dos lindos olhos ao balançar de suas caudas, é difícil para nós, humanos, ignorar o mistério e a beleza dos gatos.

E se você está procurando alguns fatos incríveis sobre gatos para compartilhar com seus amigos amantes de gatos, nós temos o que você precisa. Aqui estão 10 fatos sobre gatos que você talvez não saiba.

Conheça mais sobre os gatos

1. Quando filhotes, os gatos têm 26 dentes decíduos ou “de leite”. Quando gatos adultos, eles têm 30 dentes permanentes. Os problemas odontológicos comuns em gatos incluem abscessos, que são inchaços na face que podem ser indicativos de complicação de dentes quebrados ou doença periodontal grave.

2. Gatos domésticos compartilham 95,6% de sua composição genética com tigres. Você leu certo, tigres. Eles também compartilham alguns dos mesmos hábitos de comportamento, como marcação de cheiro e urina , perseguição de presas e ataques.

3. Os gatos podem pular 5 vezes a sua própria altura. A capacidade de saltar a alturas e distâncias impressionantes é resultado de milhares de anos de evolução como caçadores ágeis. Os mais velhos tendem a ter uma proporção muscular mais pobre, e muitos sofrem de artrite.

Gatos: 10 incríveis fatos científicos
Foto: Artur Pawlak/Pixabay

4. Um gato doméstico pode correr a uma velocidade de cerca de 30 mph em distâncias curtas. A velocidade máxima que um gato pode atingir é possível graças à sua musculatura flexível e potente, além das patas traseiras fortes. É normal que os gatos corram de vez em quando, o que é chamado de FRAP, que significa Frenetic Random Activity Periods (Períodos de Atividade Aleatória Frenética).

5. Passar a cauda ou se esfregar nas pernas do tutor é um sinal de confiança e de que o gato se sente seguro e protegido em sua presença.

6. A maioria dos gatos tem 18 dedos, 5 nas patas dianteiras e 4 nas patas traseiras. No entanto, alguns gatos podem nascer com “dedos extras”, uma condição chamada polidactilia.

7. O gato mais velho que já viveu foi Creme Puff, que viveu até os 38 anos e 3 dias de idade. Creme Puff viveu de 3 de agosto de 1967 a 6 agosto de 2005 com seu dono em Austin, Texas.

Gatos: 10 incríveis fatos científicos
Foto: Pixabay

8. Os bigodes estão profundamente inseridos no corpo do gato e estão conectados aos sistemas nervoso e muscular sensíveis do gato, agindo como receptores de toque (ou um “radar de gatinho”). Os bigodes permitem que um gato detecte e responda a mudanças em seus arredores.

9. Uma gata pode engravidar com apenas 4 a 6 meses de idade. Castrar e esterilizar sua gata por volta dessa idade é a melhor maneira de evitar ninhadas inesperadas e ajudar a reduzir a superpopulação de gatos.

10. Os gatos geralmente dormem em média 15 horas por dia. Isso significa que um gato passa cerca de 70% de suas vidas dormindo. O período de descanso de um felino recém-nascido é surpreendente: até 20 horas em um dia.

NÃO PERCA UMA MATÉRIA!

Seja o primeiro a saber quando publicamos uma matéria no HiperHistória!

Não fazemos spam! Leia nossa Política de Privacidade para mais informações.

CONTEÚDO RELACIONADO
Mais

    POSTS RECENTES