HiperHistória
EntretenimentoNotícias

‘Ainda Estou Aqui’ conquista Oscar de Melhor Filme Internacional

'Ainda Estou Aqui' conquista Oscar de Melhor Filme Internacional
Walter Salles, Selton Mello, Fernanda Torres no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) de 2024 para o filme - Foto: Adam Chitayat

O filme ‘Ainda Estou Aqui’, estrelado por Fernanda Torres e dirigido por Walter Salles, conquistou o Oscar de Melhor Filme Internacional, neste domingo (02/03), em cerimônia no Dolby Theatre, em Hollywood Boulevard, Los Angeles.

Nesta categoria, o filme disputou com Emília Pérez (França), Flow (Letônia), A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha) e A Garota da Agulha (Dinamarca).

O diretor Walter Salles dedicou a conquista à Eunice Paiva:

“Obrigado, em primeiro lugar, em nome do cinema brasileiro, em um grupo tão fantástico de cineastas. Eu dedico esse prêmio a uma mulher que, depois de uma perda durante a ditadura, decidiu não se curvar e resistir. Esse prêmio é dedicado à Eunice Paiva. E eu dedico esse prêmio às duas mulheres extraordinárias que deram vida à ela: Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”.

‘Ainda Estou Aqui’ conta a história de Eunice Paiva

Símbolo da luta contra a ditadura militar, Eunice Paiva teve papel central na busca por informações sobre o paradeiro de seu marido, o deputado Rubens Paiva, desaparecido político depois de ter sido preso, torturado e assassinado nos porões do DOI-CODI no Rio de Janeiro em janeiro de 1971.

Na mesma ocasião, Eunice foi presa junto à filha Eliana, então com 15 anos, e levada também às dependências do DOI-CODI carioca. Eliana permaneceu presa por 24 horas no local, Eunice por 12 dias, sendo interrogada.

Após a libertação, passou a exigir a verdade sobre o marido, e com a informação de que ele havia sido assassinado, reivindicou o reconhecimento de sua morte e a revelação de onde o corpo estaria enterrado (o que jamais descobriu), para que lhe pudesse prestar as honrarias fúnebres.

Leia também

A evolução do xenomorfo na saga Alien

HiperHistória

Tieta do Agreste: sucesso literário, na TV e no cinema

HiperHistória

Drácula de Besson: o amor e melancolia eterna

HiperHistória

DC lucra US$ 217 mi com novo Superman

HiperHistória

Desenhos animados inspirados em pessoas reais

HiperHistória

Morre Francisco Cuoco aos 91 anos

HiperHistória

Usamos cookies para melhorar sua experiência, analisar tráfego e personalizar conteúdo. Ao continuar, você concorda. Ok Leia mais