HiperHistóriaHistóriaArqueólogos encontram múmias com línguas de ouro em tumbas do Egito

Arqueólogos encontram múmias com línguas de ouro em tumbas do Egito

Folhas de ouro foram descobertas dourando as línguas de mais de uma dúzia de egípcios mumificados perto da moderna Al-Bahansa , refletindo uma prática que antigamente se acreditava conceder aos mortos a capacidade de falar na vida após a morte.

Arqueólogos descobriram um tesouro escondido em uma tumba que remonta à era ptolomaica, de 305 a 30 a.C., na antiga cidade de Oxirrinco, que pertencia a um indivíduo chamado Wen Nefer.

O tesouro das múmias

O tesouro inclui não apenas as 13 línguas de ouro, mas uma múmia com unhas de ouro; escaravelhos em forma de coração , amuletos, cerâmica funerária, vasos canópicos que continham os órgãos removidos do falecido; e paredes pintadas com cenas elaboradas e douradas representando deuses, estrelas e o processo de embalsamamento.

É a primeira vez que muitos desses artefatos foram recuperados de Al-Bahansa, diz a equipe de arqueólogos da Universidade de Barcelona, ​​na Espanha, e do Instituto do Antigo Oriente Médio, na Alemanha, que fizeram a descoberta espetacular.

Línguas douradas raramente são encontradas em tumbas egípcias antigas, talvez pelo menos em parte devido a saques, mas elas oferecem um vislumbre tentador do que os egípcios consideravam importante levar para a vida após a morte.

Arqueólogos encontram múmias com línguas de ouro em tumbas do Egito
Foto: Ministério do Turismo e Antiguidades Egípcio/Facebook

Por que são colocadas línguas de ouro nas múmias?

Amuletos de língua dourada eram colocados nas bocas dos mortos para garantir que eles pudessem falar na vida após a morte, enquanto estavam diante da corte de Osíris.

Protetores de unhas de ouro eram usados ​​em pessoas de status particularmente alto, e os arqueólogos acreditam que eles serviam para proteger não apenas contra os danos que podem ser causados ​​pelos processos de embalsamamento, mas também contra perigos espirituais.

A descoberta incluiu 52 múmias que datam da era ptolomaica, a estrutura de um grande túmulo onde 300 múmias foram enterradas lado a lado e vários amuletos e escaravelhos que representavam os deuses Hórus, Thoth, Ísis, Anúbis, Osíris, Atum e Nut.

Ritos para a nova vida

Quatro sarcófagos de calcário ainda estavam intactos na tumba, e em uma câmara os restos mumificados de um homem foram encontrados com uma língua dourada e um escaravelho de coração ainda em suas posições originais.

O escaravelho de coração é particularmente interessante: eles foram colocados dentro dos envoltórios de múmia sobre o coração do falecido, para ajudar na jornada para a vida após a morte.

NÃO PERCA UMA MATÉRIA!

Seja o primeiro a saber quando publicamos uma matéria no HiperHistória!

Não fazemos spam! Leia nossa Política de Privacidade para mais informações.

CONTEÚDO RELACIONADO
Mais

    POSTS RECENTES