Incêndios que devastam a área de Los Angeles mataram pelo menos 16 pessoas, desabrigaram milhares de outras e destruíram cerca de 12.000 estruturas, além de queimarem uma área maior que a cidade de São Francisco.
Os incêndios começaram na última terça-feira (07/01), alimentados pelos fortes ventos de Santa Ana que os meteorologistas esperam que voltem a aumentar pelo menos até o meio da semana. O Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia (Cal Fire) relatou que os incêndios de Palisades, Eaton, Kenneth e Hurst consumiram cerca de 62 milhas quadradas (160 quilômetros quadrados) até sábado.
Cinco mortes foram atribuídas ao incêndio Palisades ao longo da costa e 11 mortes resultaram do incêndio Eaton mais para o interior, disse o escritório do legista do Condado de Los Angeles. Pelo menos 16 pessoas estavam desaparecidas, e as autoridades disseram que esse número deve aumentar.
Embora a causa dos incêndios ainda não tenha sido determinada, estimativas iniciais indicam que eles podem ser os mais custosos da história do país . Estimativas preliminares da AccuWeather colocam os danos e perdas econômicas entre US$ 135 bilhões e US$ 150 bilhões.
População removida e a falta de energia elétrica
As chamas ameaçaram e queimaram vários bairros densamente povoados na semana passada, incluindo Pacific Palisades, Altadena e outros. Cerca de 150.000 pessoas estavam sob ordens de evacuação na noite de sábado, com cerca de 700 se refugiando em nove abrigos, disseram autoridades.
O Cal Fire relatou que a contenção do incêndio Palisades foi de 11% e do incêndio Eaton foi de 27% no domingo. O incêndio Kenneth, que começou perto de West Hills, no Vale de San Fernando, estava 100% contido na manhã de domingo, enquanto o incêndio Hurst estava 89% contido.
Quase 70.000 clientes estavam sem energia na Califórnia na manhã de domingo, mais da metade deles no Condado de Los Angeles, de acordo com o PowerOutage.us , que monitora interrupções em todo o país.
Investigadores estão estudando a causa dos incêndios
Nenhuma causa foi determinada ainda para os incêndios. Raios são a fonte mais comum de incêndios nos EUA, de acordo com a National Fire Protection Association, mas os investigadores rapidamente descartaram isso. Não houve relatos de raios na área de Palisades ou no terreno ao redor do Eaton Fire, que começou no leste do Condado de Los Angeles.
As próximas duas causas mais comuns são incêndios intencionalmente provocados e aqueles provocados por linhas de serviços públicos. Até agora, não houve nenhuma indicação oficial de incêndio criminoso em nenhum dos incêndios e as linhas de serviços públicos não foram identificadas como causa.