HiperHistóriaCiênciaMãe orca em luto carrega bebê morto pela segunda vez

Mãe orca em luto carrega bebê morto pela segunda vez

Uma orca, conhecida como Tahlequah, que ganhou fama em 2018 por carregar seu filhote morto nas costas, perdeu outra cria. Fotos e vídeos comoventes divulgadas nas redes sociais mostram que ela continua carregando seu bebê morto.

Pesquisadores disseram que o filhote, nascido na costa do estado de Washington e conhecido como J61, era fêmea. Ela viveu apenas por cerca de uma semana e está morta há alguns dias.

“A morte de qualquer filhote na população de orcas residentes do sul é uma perda tremenda, mas a morte de J61 é particularmente devastadora, não apenas porque ela era uma fêmea, que poderia um dia ter potencialmente liderado sua própria linhagem, mas também devido à história de sua mãe J35, que agora perdeu dois dos quatro filhotes documentados — ambas fêmeas”, escreveu o Centro de Pesquisa de Baleias em uma postagem no Facebook.

O luto da orca

Depois que a orca perdeu seu filhote em 2018, ela carregou o corpo do bebê nas costas por um período sem precedentes de 17 dias e mais de 1.600 quilômetros, atraindo atenção internacional e destacando as formas complexas pelas quais os animais também processam o luto e a morte.

Mãe orca em luto carrega bebê morto pela segunda vez
Tahlequah carrega sua prole morta na cabeça. Anteriormente, ela havia carregado outro bebê morto nas costas – Foto: NOAA Fisheries

Agora, Tahlequah, também conhecida como J35, está carregando o corpo de J61 em sua cabeça. Não há como dizer por quanto tempo ela carregará o filhote.

Preocupação dos cientistas

Anteriormente, a equipe havia expressado preocupação sobre a saúde de J61 com base no comportamento do filhote e de sua mãe. Uma agência que realiza medições corporais disse que acreditava que o filhote era prematuro e estava em condição corporal abaixo do normal em outubro, observou a Orca Conservancy no mês passado.

Cientistas também se preocuparam com a saúde de Tahlequah há sete anos. Ela está agora na casa dos vinte e tantos anos, e as orcas podem viver entre 50 e 90 anos na natureza.

NÃO PERCA UMA MATÉRIA!

Seja o primeiro a saber quando publicamos uma matéria no HiperHistória!

Não fazemos spam! Leia nossa Política de Privacidade para mais informações.

CONTEÚDO RELACIONADO
Mais

    POSTS RECENTES